Falar com o Time Comercial Solicitar Orçamento

Conheça 20 formas de como monetizar um podcast em 2023


Entenda como monetizar seu podcast e ganhar dinheiro com anúncios além do adsense.


A pandemia veio para mudar muitos hábitos dos brasileiros, incluindo a rotina de ouvir podcasts. Essa é a conclusão de uma pesquisa divulgada em julho pela Globo em parceria com o Ibope, que aponta que 57% da população começou a ouvir programas de áudio no último ano.
O crescimento da área é espantoso no país. Realizada entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021 com mais de mil entrevistados, o estudo também aponta que o público que já ouvia passou a consumir mais podcasts – cerca de 31% dos participantes confirmaram esse aumento no período – e que o hábito se faz em meio a outras atividades. De acordo com os resultados, cerca de 44% dos entrevistados escutam programas enquanto lidam com tarefas domésticas, enquanto 38% o fazem navegando pela internet, 25% antes de dormir e 24% estudando ou trabalhando.

Segundo dados do Google Trends, ferramenta que mede o volume de buscas no Google e no Youtube, as buscas pelo termo "podcast" no youtube cresceram mais de 350% entre janeiro de 2020 e novembro de 2021.

Um dos principais canais de podcasts do país, o Flow Podcast, já conta com mais de 3,5 milhões de inscritos em seu canal e cerca de 500 mil views em média nos seus podcasts diários publicados no youtube.

O segredo do sucesso do canal Flow, além de ser pioneiro no formato no Brasil, é a compreensão dos conceitos de publicidade e propaganda aplicados na comercialização de seus espaços publicitários através de anúncios para empresas. Nós listamos aqui alguns dos modelos mais utilizados pelos podcasts para monetizar seu conteúdo e não depender necessariamente de adsense do Youtube para conseguir algum dinheiro com o formato.

Adsense do Youtube, a monetização natural do seu podcast em vídeo

Ao criar um canal no youtube, atingir 1.000 inscritos e cerca de 4 mil horas de exibição de conteúdo, você já poderá permitir que o Youtube veicule anúncios em seus vídeos do canal.

Neste caso, os anúncios são gerados normalmente antes ou depois de seus vídeos de acordo com os anunciantes do Google ads. Quanto mais segmentado for seu conteúdo, maior é a chance de suas visualizações serem mais valorizadas no leilão do Google.

Agregadores de áudio para podcasts como spotify e deezr

Além da monetização dos anúncios do Youtube, também é possível monetizar o conteúdo do seu podcast postando o áudio lá no Spotify, Deezer, e em diversos outros aplicativos de streaming de música.

Uma dica útil é que você não precisa postar individualmente seu material em cada um dos aplicativos. Ao invés disso, basta criar uma conta em um agregador de conteúdo, como por exemplo, a OneRPM, que possibilita o acesso de produtores de podcasts, músicos e selos a lojas e serviços de áudio digital como iTunes, Apple Music, Rdio, Amazon, Spotify, Google Music, Deezer, eMusic, YouTube, Napster, Apple Podcasts e diversos outros.

Canal de cortes do seu podcast para monetização no Adsense

Assim como no caso de monetizar um canal no Youtube, você pode criar um segundo canal no Youtube para fazer cortes de 15 segundos até 15 minutos do seu podcast e fazer com que esse canal também atinja o número de 1.000 seguidores e 4.000 horas de exibição para que ele também receba a monetização padrão do Youtube.

Convidado patrocinado do seu podcast

Com uma grande audiência, será comum que pessoas se ofereçam para participar do seu podcast. Neste caso, você pode oferecer essa opção atrelada a um pagamento de patrocínio pela presença do convidado no podcast.

É importante tomar cuidado para não levar sempre convidados pagos em seu podcast, pois exagerar nesse formato de patrocínio pode fazer seu conteúdo perder a relevância perante seu público. E o foco sempre é entregar o convidado mais interessante para a audiência.

Patrocínio master do episódio com logo na TV

Atrás do host do podcast sempre tem uma televisão. E essa TV pode ter sempre uma logo de um dos patrocinadores do seu podcast.

Por ser um formato que vai aparecer praticamente em todos os momentos do podcast, é importante que seja um patrocinador que tenha os mesmos valores que você e seu público, bem como que o valor que ele esteja pagando para aparecer ali seja compatível com a importância de ceder esse espaço publicitário.

Patrocínio compartilhado do episódio com logo na TV

Assim como no caso anterior, você pode chamar mais de um patrocinador para rodar logotipos na TV. Dessa forma, o custo do patrocínio seria reduzido e você teria mais capilaridade na hora de vender para seus anunciantes.

Patrocínio das canecas ou xícaras usadas pelos convidados

A ideia desse patrocínio não é que o anunciante te dê canecas. O objetivo é que além das canecas com a marca do anunciante, o patrocinador também pague a você por esse tipo de ação.

As canecas aparecem sempre que a câmera do podcast abre uma panorâmica e também sempre que, em close, um integrante do podcast bebe água, o que acontece normalmente a cada 10 ou 15 minutos.

Patrocínio da capa / logo no microfone do podcast

Sobre o microfone podemos incluir um botton, um adesivo ou uma capa pequena de microfone contendo a logo do anunciante.

Dessa forma, sempre que o podcast der um close em alguém falando, a marca irá aparecer no vídeo. Talvez essa seja a forma mais eficaz de aparecer no podcast como anunciante.

Citação patrocinada sobre história sobre o anunciante no podcast

Mais do que marcas e anunciantes, no fim de cada podcast as pessoas sempre vão se lembrar majoritariamente das histórias que eles ouviram. Sabendo desse princípio, um dos formatos de monetização é cobrar pelo patrocínio de alguma das histórias que você irá contar durante o podcast.

Casos como "o dia em que eu fui em uma loja de roupas (do anunciante)", ou "o dia em que eu pedi uma pizza (do anunciante)", e por aí vai. Contar uma história patrocinada é uma boa forma de cativar sua audiência, não ser massante como um anúncio interruptivo e ainda garantir que o seu patrocinador fique feliz com um depoimento super personalizado.

Fazer uma indicação do anunciante ao convidado no podcast ao vivo

E se, ao invés de contar uma história do seu anunciante, você contasse para o convidado sobre determinado anunciante e fizesse com que seu convidado comentasse sobre a empresa do seu anunciante?

Melhor do que só você falar do anunciante, é todos os convidados falarem dele. Isso seria ainda mais impactante e melhor do que o patrocínio anterior.

Banner digital patrocinado durante o podcast

Não é só dentro do podcast que podemos fazer anúncios. Podemos criar banners digitalmente que irão aparecer na edição do vídeo, seja durante a live ou, em casos de podcasts gravados, durante a pós-produção do material.

Vídeos, banners, e uma série de outras formas de inserir imagens, mensagens e textos diretamente sobre o vídeo de forma digital, podem fazer com que sua capacidade de anunciar patrocinadores aumente ainda mais.

Banner físico em cima da mesa do podcast

Dentro do próprio podcast, em cima da mesa ou ao lado de algum dos participantes, você pode colocar um banner físico exposto.

Apesar de exigir tempo e custo de impressão, é uma boa forma de chamar a atenção do seu público para o anúncio do patrocinador durante a conversa do podcast.

Intervalo comercial patrocinado durante o podcast

Sim! Intervalos comerciais como aqueles que nós vemos na televisão.

Apesar de serem um pouco chatos, intervalos de 15 ou 30 segundos são uma das formas mais comumente utilizadas para anunciar patrocinadores. Por exemplo: existe a possibilidade de você preparar um vídeo de 5 segundos para ser transmitido nas pausas do seu podcast no youtube.

Patrocínio do QR Code do podcast

Seguindo na linha dos conteúdos que podem ser colocados digitalmente no seu vídeo, através da edição e da pós-produção, também se enquadra aqui a possibilidade de inclusão de um QR Code patrocinado no seu podcast.

Esse formato foi bastante utilizado durante as lives musicais que aconteceram durante a pandemia em 2020.

Superchat com perguntas ao vivo para o convidado

Desde 2017 o youtube disponibilizou a função SuperChat, que permite aos seus fãs fazerem doações entre 1 a 500 reais através do chat da live do seu canal.

No formato, disponibilizado nas configurações de sua live no Youtube, os donos do canal normalmente ficam com 70% do total doado pelos usuários durante a live. Os outros 30% doados são direcionados diretamente para o Youtube como custeio do gateway de pagamentos e taxas financeiras.

Clube de membros do podcast com acesso a conteúdo exclusivo

Com uma grande audiência, sempre vão existir pessoas que querem mais do que somente o conteúdo que recebem nos podcasts. É aí que a mágica acontece.

Quando isso for uma realidade e seu público começar a solicitar mais conteúdo exclusivo, você poderá comercializar uma assinatura do seu próprio Clube de Membros. Este movimento te fará iniciar uma comunidade independente do Youtube e te trará mais liberdade e controle da sua audiência.

Permuta com os anunciantes do podcast

Todos nós sabemos que seu podcast vai precisar de comida, água, bebidas em geral, figurino, etc, etc. Tudo isso pode ser patrocinado por anunciantes.

E você pode ir além. Você pode cobrar uma cota para empresas participarem da permuta do podcast. Ou seja, além do "alimento, bebida, ou até roupa", você pode cobrar uma taxa de permuta deste patrocinador e comentar sobre a empresa dele durante o podcast.

Entrega de presente do anunciante ao convidado no podcast ao vivo

É bem comum que anunciantes queiram presentear pessoas famosas e relevantes com seus próprios produtos. E é isso que esse modelo garante.

A grande questão é que o presente será entregue ao vivo dentro do podcast e isso irá gerar comentários e muito recall de marca durante o podcast. É um grande formato!

Recebidos abertos ao vivo durante o podcast

Um formato bem divertido é simular que você acabou de receber alguma entrega no podcast, como se tivesse vindo de uma compra que você fez online.

Mas não foi uma compra, foi um recebido de um dos anunciantes, e você irá agradecer pelo recebido, bem como irá fazer o unboxing do recebido ao vivo dentro do podcast.

O anunciante pode te mandar uma carta para você ler ao vivo ou algo do tipo. É bem legal!

Investidor ou sócio para financiar todos os custos do seu podcast

Essa opção parece simples, mas não é nem um pouco! rs

Porém, é importante pontuar que, você não precisa correr atrás de patrocinadores ou de todo o tipo de monetização para colocar seu podcast de pé. Apenas uma empresa ou investidor, ou até mesmo um sócio que acredite no seu conteúdo e aposte no seu potencial será capaz de financiar seu conteúdo.

Em alguns casos, é mais importante você ter um bom e fiel parceiro, e focar somente em seu conteúdo de qualidade, do que ficar preocupado com a busca de patrocinadores. Portanto, reflita bem qual dos modelos será mais bem aproveitado por você.

O mais importante de tudo é que seu conteúdo tenha personalidade, seja original e fale de verdade com a sua audiência. Fazendo isso com consistência e muito trabalho, será impossível não ter sucesso!


Para tirar seu podcast do papel, fale com o 1504 Podcasts e comece já a produzir!

Conheça o primeiro estúdio de gravação de podcasts de Curitiba!

Conhecer